Como Enfrentar a Comilança Emocional e Manter a Saúde

Se você já correu para um doce após uma chateação, se encontrou consolo em um sanduíche após um dia ruim no trabalho, ou se mergulhou em uma lata de leite condensado depois de uma discussão, sabe que a comida pode parecer um alívio temporário para emoções negativas. No entanto, essa “comilança emocional” apenas mascara o problema real e, com o tempo, pode levar à culpa, à perda de controle e ao ganho de peso.

O Conforto Enganador da Comida

Comer realmente pode trazer conforto, distração e até uma sensação de calma. Mas, quando a comida se torna nossa resposta padrão ao estresse, estamos apenas adiando a solução dos problemas reais.

Os Três Problemas da Comilança Emocional

A verdade é que a comida só nos distrai enquanto estamos comendo ou por um curto período depois disso. Quando o efeito da distração diminui, nos encontramos diante de três problemas: o problema original, a culpa e o sentimento de perda de controle, e o ganho de peso.

Enfrentando o Desconforto Emocional

A melhor maneira de escapar das armadilhas da comilança emocional é aprender a lidar de forma diferente com o desconforto emocional. Em vez de recorrer à comida ao experimentar emoções negativas, tente resolver o problema que está causando o desconforto ou tente ver a situação de uma perspectiva mais razoável.

A Aceitação das Emoções Negativas

Se você está encarando o problema corretamente e não há nada que possa ser feito para resolvê-lo no momento, você precisa aprender a aceitar o sentimento. Emoções, incluindo as negativas, são parte integrante da vida humana. De fato, as emoções negativas podem servir como alertas para problemas que precisam de nossa atenção.

A Onda das Emoções: Como ela Cresce e Diminui

Imagine uma onda do oceano. Ela começa forte, mas aos poucos vai se esvaindo, perdendo a força, o tamanho. As emoções são muito parecidas com isso. Elas aumentam, alcançam um pico e, depois, diminuem. E, acredite, não é a comida que você come em excesso que te ajuda a sobreviver a isso!

Reconhecendo e Mudando Comportamentos Aprendidos

Comer para se sentir melhor é um comportamento aprendido, o que significa que pode ser mudado. Você tem a escolha de se deixar controlar pela comilança emocional ou de se empoderar e mudar sua resposta ao estresse. Lembre-se, você tem o poder de decidir. Comece agora mesmo!

 

Agora é com você, deixe um comentário e compartilhe como você lida com as emoções!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *