Por que as Dietas Não Funcionam?

“Insanidade é fazer a mesma coisa repetidas vezes e esperar resultados diferentes.”

Esta famosa citação de Albert Einstein serve como um lembrete para aqueles que repetidamente tentam dietas sem sucesso. Se você já tentou várias dietas, sem alcançar os resultados duradouros que deseja, este artigo é para você.

 

O Ciclo das Dietas Ineficazes

Eu sempre início minhas palestras perguntando se alguém já fez dieta. É claro, todos erguem as mãos. Depois, pergunto se alguém fez mais de uma dieta. Mais uma vez, todos levantam as mãos. Eles estão ali porque tentaram uma dieta após a outra, sem o êxito de longo prazo que tanto perseguem.

Em seguida, pergunto se gostariam de fazer uma dieta que garanto que funcionará, desde que não tenham nenhum problema de saúde. Posso perceber a alegria em seus olhinhos enquanto se preparam para receber a fórmula mágica que transformará as suas vidas.

 

A Fórmula Simples do Emagrecimento

A verdade é que a fórmula para a perda de peso é bastante simples:

“Ok!”, eu respondo. “Exercitem-se mais e comam menos”!

Isso provoca muitos sorrisos, porque eles percebem que o emagrecimento é algo realmente simples. Então, por que é tão difícil fazer? Se tudo o que precisamos é por menos comida no prato e nos mexer mais, por que não fazemos isso? Por que a resposta à fórmula não nos basta?

O motivo é simples. Nós não somos movidos pela lógica, e sim pela emoção.

 

Emoção versus Lógica: O Desafio da Perda de Peso

Tudo que se deseja criar em sua vida começa em nossa mente. Imaginar as pessoas que querem se tornar faz com que seus comportamentos mudem. Mas é preciso torná-las tão reais e palpáveis quanto possível!

Quando nos concentramos no que queremos, atraímos o que desejamos. Para ter sucesso, precisamos saber o que fazer ao nos depararmos com dias, semanas e até meses de caos, pressa e pressão. Como passar por esses períodos difíceis sem deixar que a compulsão alimentar nos tire da alimentação saudável?

Precisamos aprender a resolver problemas, priorizar nossas atividades, reagir às ideias que nos sabotam e cuidar de nós mesmos para termos tempo e, principalmente, energia para seguir em frente.

Ao comer uma coisa muito saborosa quando se está triste, por exemplo, muito dificilmente se conseguirá parar de comer. Mesmo que o excesso já esteja a incomodar. Com o bolo de chocolate, estamos tentando mudar nosso estado emocional com o prazer imediato da comida.

A alimentação emocional carrega uma mensagem:

“O que estou sentindo não é bom. Preciso de alguma coisa para me sentir melhor”.

Esse tipo de comilança é completamente compreensível.

Ninguém deseja se sentir insatisfeito

 Não há no mundo alguém que tenha sido educado a sentir-se estressado, triste, ansioso, e assim por diante. O agravante é que a comida deliciosa — e, com frequência, pouco saudável — está quase sempre disponível, em geral, com pouco esforço e pouco custo.

Acompanho muitos processos de Coaching de Emagrecimento onde os profissionais têm como pedra angular ajudar as pessoas a parar de se sentir mal.

A mensagem é sempre clara: essas emoções são indesejáveis ou anormais, e o objetivo de vida do coachee é reduzi-las ou eliminá-las. Discordo completamente dessa abordagem. E o faço porque tenho uma grande certeza: é impossível nos sentirmos bem o tempo todo.

Uma das principais lições que quero lhe passar pode ser resumida nesta simples pergunta:

Como eu me sinto?

Parece idiota? Vamos examiná-la!

Por vezes, o simples mal-estar já engata o gatilho da comilança emocional. Ao identificar o problema, você pode se mostrar disposto a senti-lo e resolvê-lo!

Se estiver disposto a ficar insatisfeito, você identificará de onde veio a chateação. Poderá fazê-lo sem precisar concentrar a sua energia em mandar esse sentimento ir embora, o que te deixa livre para gastar vivacidade naquilo que realmente é importante.

Entende a razão de “pare de comer!” não funcionar? Ou por que dinâmicas de elásticos, post its em comidas e mensagens motivacionais em celular não são eficazes?

Entende, agora, por que eu me proponho a estimular que você mude a sua vida e não só o seu corpo?

Coaching de Emagrecimento não é só sobre mandar os quilos extras embora, é sobre trazer de volta a vida das pessoas!

Tem alguma pergunta ou gostaria de compartilhar sua experiência? Deixe um comentário abaixo! Se você achar este post útil, compartilhe-o com seus amigos e familiares que também podem se beneficiar dessas dicas.

Até mais!!

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *